Artrite Psoriásica

O que é artrite psoriásica?

A artrite psoriásica faz parte do grupo de doença chamado espondiloartrites, que são caracterizadas pelo acometimento da coluna vertebral e articulação sacroilíaca, assim como das articulações periféricas e enteses.

É uma artrite inflamatória crônica relacionada a psoríase. Cerca de 10-30% dos pacientes com psoríase podem desenvolver acometimento articular, caracteístico da artrite psoriásica. Acomete igualmente homens e mulheres e tende a ocorrer na faixa etária dos 40 anos.

O que causa artrite psoriásica?

Muitos se perguntam sobre a causa da doença. Embora a artrite psoriásica seja uma doença autoimune, sua causa exata não é totalmente compreendida. Fatores genéticos, imunológicos e ambientais estão envolvidos.

Tenho psoríase, como saber se posso ter artrite psoriásica?

Se você tem psoríase, há uma chance de desenvolver artrite psoriásica, isso ocorre em até 30% das pessoas com psoríase. Porém, nem todo mundo com psoríase vai ter artrite. É importante ficar atento aos sinais e sintomas do seu corpo e procurar ajuda de um reumatologista se necessário.

Aqui estão alguns sinais e sintomas que você deve observar:

  • Dor e rigidez nas articulaçãoes
  • Inchaço nas articulações, especialmente, dedos das mãos ou pés (dactilite)
  • Alterações nas unhas sugestiva de acometimento da psoríase
  • Dor lombar ou em nádegas
  • Fadiga
  • História familiar de artrite psoriásica ou psoríase
  • Dor na planta do pé (fasciite plantar), dor no tendão de aquiles, dores em cotovelos.

Caso apresente alguns desses sintomas é importante ter uma avaliação do reumatologista a fim de esclarecer se há o diagnóstico de artrite psoriásica associado.

Como é feito o diagnóstico da artrite psoriásica?

O diagnóstico da artrite psoriásica é clínico. O médico deve avaliar todos sinais e sintomas do paciente, realizar um bom exame físico e se necessário solicitar auxílio de exames complementares, como VHS, PCR, HLA-B27 e exames de imagem ( radiografia, ultrassonografia ou ressonângia magnética). Nem sempre os exames laboratoriais estarão alterados. Cerca de 40% dos pacientes com artrite psoriásica tem HLA-B27 detectado, logo, a ausência desse antígeno não descarta o diagnóstico.

A artrite psoriásica tem cura?

Apesar de não ter cura definitiva para a artrite psoriásica, temos tratamentos muito eficazes para controlar os sintomas e a progressão da doença. É possível viver bem, sem dor e com qualidade de vida, mesmo tendo a doença, se realizado o tratamento adequado.

Quais são os melhores tratamentos?

O paciente com artrite psoríasica deve ser acompanhado pelo dermatologista e reumatologista e o tratamento deve ser discutido entre os médicos e o paciente.

Diversas medidas não farmacológicas devem ser adotadas para melhora da qualidade de vida do paciente, como por exemplo, educação do paciente sobre sua doença, realização de atividade física, uso de órteses (talas) quando indicadas.

Dentre as medidas farmacológicas o tratamento inicial, geralmente, consite no uso de anti inflamatórios e medicações imunossupressoras, como metotrexato ou sulfassalazina. Quando essas medicações falham no tratamento, ou quando a doença tem uma maior gravidade, está indicado o uso de medicações imunobiológicas.

O tratamento deve ser individualizado e de comum acordo entre os médicos e o paciente, levando em conta as características clínicas de cada indivíduo.

A artrite psoriásica pode afetar outros órgãos?

Sim, a artrite psoriásica pode afetar outros órgão além das articulações e da pele. O acometimento ocular (uveíte) e do trato gastrointestinal são os mais comuns.

É possível prevenir a artrite psoriásica?

Essa dúvida é muito comum, principalmente, entre os pacientes que já tem psoríase, e a resposta para essa pergunta ainda não está bem definida na literatura científica. Embora não haja uma prevenção garantida, manter um estilo de vida saudável e tratar adequadamente a psoríase pode ajudar a reduzir o risco.